quarta-feira, 14 de maio de 2014

A parte difícil de abrir um blog.

Olá, internauta.

Você tem um blog? Sim? Não? Já pensou em ter? Eu pensava em ter e agora tenho, só não esperava as dificuldades que teria.

"Como assim? Abrir blog é tão fácil!"

É fácil como webpage. Escolher um nome demora um certo tempo de meditação e uns toques de criatividade. E o layout exigirá um toque de experiência com bom gosto.

Mas não é isso que me preocupa....



O que me preocupa é o futuro do blog e seu conteúdo. Que tipo de ideia alimenta um blog? Blog gosta só de um tema? Ou posso alimentá-lo com todo tipo de pensamento? E se ficar um tempo sem comer, o blog morre?

Figuras de linguagem à parte, outra preocupação é o desenvolvimento das idéias que tentarei publicar aqui.  Linhas de pensamentos não surgem na hora que o blogueiro senta-se à frente do PC. Elas são construídas ao longo de dias e semanas, à base de conflitos intelectuais, morais e sociais que são observados pelo blogueiro, processados, meditados, e manifestados na forma de uma "postagem".

Muitas vezes essas postagens virão de algum conflito recente com um parente ou amigo. Alguma discussão rotineira que gerou uma "tensão", que virou meditação, que virou ideia, e virou postagem. A postagem nasceu de uma discussão, mas ela não é a discussão. A postagem final não é uma indireta à alguém. A postagem não é uma resposta furtiva que não veio rápida o suficiente para que fosse dita "na cara". A postagem é uma construção de uma ideia na forma de texto, para ser compartilhada com outros, e ser desenvolvida futuramente.

Então, caro internauta, amigo, ou parente que ler este blog, saiba que a postagem não é para você. Não se ofenda se me vir falando aqui sobre algo que você fez recentemente. Não seja excessivamente sensível. Prometo que não mencionarei pessoas reais, e, se mencionar, o farei em modo anônimo. Não para que seja uma indireta, mas para que sirva apenas de ilustração em um contexto maior, isto é, compartilhar uma ideia.

Postagens são apenas postagens, ideias são apenas ideias. Maduras, imaturas, complexas ou simples. São apenas ideias em manutenção.

E eu vou estar errado mesmo, na maioria das vezes, como todo mundo que comenta ou posta em blog por aí...


Desculpe por inaugurar o blog com meta-linguagem, e boa internet para você hoje. ;)


Leandro

Um comentário:

  1. A parte difícil de ter um blog...é estar no alvo de críticas. Não que elas sejam ruins. Eu gosto delas. Mas é preciso um filtro enorme para elogios mentirosos, critícas sem conteúdo. Não desanime...sucesso ao blog. Vai gostar e viciar! haha.

    ResponderExcluir