segunda-feira, 26 de maio de 2014

Uma imagem mente mais que mil palavras


Recentemente, vi na televisão a propaganda do Snake Venom.

Sabe o que é isso? É um poderoso fármaco capaz de rejuvenescer a pele, que combate as rugas, revitaliza, ilumina o tom de pele, tem ação anti-oxidante, combate radicais livres....


Assista a constrangedora propaganda aqui em baixo, e continue a ler o texto.





Vendo a propaganda, fica claro que os produtores do creme foram muito humildes. Deveriam ter também mencionado o milagroso poder do creme de aplicar batom, base, sombra, lápis, rímel, luzes no cabelo, sorriso, iluminação adequada, Photoshop, e o seu incrível poder de melhorar o talento do fotógrafo.

Charlatanismo cara-de-pau.

Depois de ver a propaganda, fiquei pensando "Ninguém vai cair numa ladainha dessas, tá na cara a manipulação da propaganda."

Então fiquei triste, porque percebi que as pessoas ainda fazem isso.

Recentemente me deparei com esta postagem sobre "33 fotos de antes e depois que comprovam que dentes bonitos podem mudar todo o seu rosto". Super legal, bom incentivo para você cuidar dos seus dentes, dar um dinheirinho para um ortodontista, e rir de como algumas celebridades eram "feias" antes do tratamento odontológico.

Só que não.

Não digo que você não deva cuidar dos seus dentes (cuide deles, são os únicos que você tem), mas tenho desgosto pelo argumento forjado na manipulação de fatos. Se você precisa manipular para defender seu argumento, você precisa de argumentos melhores.


A postagem incluía fotos antes e depois, como estas:






Olhe só como o tratamento dentário mudou totalmente a expressão facial, a iluminação da foto, a qualidade do penteado, a resolução da máquina fotográfica, a pose....

Em ciência, temos o conceito de "isolar variáveis". Se você quer provar que gritar com a planta faz ela crescer mais rápido, você não pode regá-la mais do que as outras, adubá-la mais do que as outras, podá-la melhor do que as outras. Você tem que tratar todas iguais, e "deixar que a diferença faça a diferença". É por isso que, em todo tipo de pesquisa, existe grupo de controle, remédio placebo, amostra "zero", objeto de referência e etc. Você tem que garantir que o seu objeto de estudo é a única diferença entre as duas situações.

Faça um favor à si mesmo, garanta sua integridade, e não fique escolhendo quais virtudes você vai ressaltar e quais defeitos você vai omitir. Seja realista, seja prático, sincero, profissional e transparente. Se o seu argumento é ruim, seja honesto, e não fique pegando carona em oportunismos e erros lógicos.

No caso, se o tratamento dentário é tão eficiente assim na melhora da aparência, faça uma comparação simples, prática, com fotos simétricas, e não pegue carona em artifícios de maquiagem e fotografia. Se a sua ideia tem limitações, mencione-as. Se o seu serviço demora, avise. Se você não sabe, diga.


E, sim, aplique isso em todas as áreas da sua vida. Não fique caçando defeito no seu colega de trabalho que trabalha melhor do que você, nem fique caçando virtudes para justificar a burrada que você cometeu. Seja claro, seja transparente.

Afinal, se você precisa mentir para defender seu ponto de vista, nem mesmo você acredita nele. Você só faz as pessoas acreditarem em uma falsidade, e gera desilusão e problemas para quem for enganado pela desinformação que você criou.

Se você precisa vender o seu peixe, deixe que ele cheire a peixe. Passar perfume vai deixá-lo com gosto amargo.

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