quinta-feira, 5 de junho de 2014

Diga me o que quero ouvir, e terá meu aplauso.

Já dizia o velho ditado: "O pior cego é o que não quer ver".

Já fomos alertados sobre como os filtros do Google podem isolar as pessoas das informações relevantes, mas é interessante perceber nossa tendência de nos isolarmos, propositalmente, da informação relevante.



Nos isolamos em bolhas sociais por semelhança de idéias, semelhança de opiniões, acatando aqueles que apresentam afinidade aos nossos modelos, e agredindo, menosprezando ou ignorando os argumentos contra nossas visões de mundo. O roqueiro não escuta funk, o religioso não estuda ciência, o intelectual não assiste novela nem vai à igreja, o literário não joga videogame, o cinéfilo não assiste TV, e assim vamos vivendo, cada um em sua bolha de gente igual, cultivando suas virtudes locais como se fossem absolutas.

Isso me preocupa, pois, disseminado como vejo pelas mídias sociais, esse padrão de comportamento leva as pessoas à uma terrível ignorância social e intelectual, prendendo-as a preconceitos, falácias, e opiniões formadas em desinformação.

Muitas dessas bolhas se comportam com o seguinte padrão:

1- Um grupo de pessoas com idéias afim se reúne. Por exemplo: As pessoas que odeiam amarelo.
2- Alguém se dispõe a falar algo de acordo com as idéias do grupo. Por exemplo: "Amarelo é a cor mais ridícula do mundo".
3- O discursante é aplaudido irresponsavelmente. A despeito da profundidade ou veracidade de seu argumento.
4- Não é dado o direito de defesa ou réplica ao ofendido.


Sites de conteúdos gerados pelos usuários, como Facebook, 9Gag e YouTube transparecem muitas dessas faces.

Recentemente me deparei com esta pequena tirinha sobre jesus:

*Tradução*:
Salvação para idiotas
-Me deixe entrar.

-Por que?
-Para que eu possa te salvar.

-Do que?
-Do que eu vou fazer para você se você não me deixar entrar.



Há. Muito engraçado, caçoou de Jesus, tirou sarro da fé cristã, e faria todo o sentido se não fosse o fato disto não ser a fé cristã.

Os comentários que usualmente seguem este tipo de postagem em redes sociais são igualmente deprimentes.

"Você só se ofendeu porque é cristão".


Não, possuo exemplo de cristãos também.

Tempos atrás circulou um vídeo de Ariano Suassuna detonando a teoria da evolução com um prendedor de roupa.



Ele é aplaudido, tira risos da platéia, conforme descreve a teoria da evolução e origem da vida. Cai-se nos passos de descrevi acima: Tem-se um grupo com uma visão, e o discursante é aplaudido por concordar com a visão, por pior que seja seus argumentos.

Ariano Suassuna é escritor, poeta e filósofo. Não é cientista, não é matemático, não é biólogo, não é físico. Sua opinião sobre a teoria da evolução é tão fútil e superficial quanto a opinião de Ronaldo Fenômeno sobre a utilidade dos hospitais para a Copa do Mundo.

Ganha aplausos pelo respeito da sociedade ao sistema de castas curriculares, pela idade avançada, pelo jeito engraçado de falar, por mais que esteja falando uma bobagem de contorcer qualquer biólogo evolucionista, aos quais não é dado direito de réplica.


Quer fazer um teste deste princípio? Vá à sua linha de tempo do Facebook, e coloque este banner.


Uóooo! Brasil rouba pra caramba! Político é tudo corrupto! Gasto público é uma piada! Garanto que você vai conseguir várias postagens de gente descendo pau no governo PT, na Dilma, no Lula...

Você terá a graça do Facebook, porque a classe média que o frequenta tem opiniões "politizadas", isto é, odeia o PT e a política do Brasil. Qualquer crítica ao governo, à política, ao PT, à Dilma e etc, terá aplausos, curtidas, compartilhamentos...

Mas... ninguém acompanha do site da copa, e nem os sites públicos de acesso à informação.

Ninguém vai questionar se o valor de 28 Bilhões é razoável ou não. Qualquer valor com mais de seis dígitos é absurdo para a cabeça do brasileiro. Se dissessem que o governo gastou 1 milhão com a Copa, acharíamos que foi exagero do mesmo jeito. Diríamos que houve desvio de verba, mesmo que não soubéssemos dizer onde. Poderiam dar nos as notas fiscais de todos os gastos na Copa, que mesmo assim não as leríamos, e iriamos criticar do mesmo jeito.

Ninguém percebe que o Romário disse, no ano passado, que o Brasil gastaria R$100 bilhões com a copa, e agora está tendo que baixar a cabeça para o orçamento que não chegou nos R$30 bilhões.

Ninguém vê que "25% do dinheiro da copa é público", ao mesmo tempo que "98% do dinheiro da copa é público"... Ha? Que? Sim, números completamente conflitantes, divulgados pelos excelentíssimos Aldo Rebelo e Romário.

Mas não importa. Vamos brigar mesmo, não importa qual seja o valor divulgado. Vou usar qualquer valor para denegrir e criticar a Copa, não importa se o valor é verídico ou não.

Nesse frênesi de ser do contra a qualquer custo, ocorrem coisas como a farsa do jornalista dinamarquês. Afinal, é mais fácil divulgar qualquer bobagem anti-copa do que acompanhar os portais complexos de divulgação de gastos.



Brasil é machista.

Coca-cola faz mal.

Temos que proteger os animais.

Lula é analfabeto.

Crente é alienado.

Transgênicos causam câncer.


Aproveite para defender essas ideias. É fácil. Você nem precisa ser coerente.

Um comentário:

  1. Amei seu texto!!! "4- Não é dado o direito de defesa ou réplica ao ofendido." essa frase fala tudo, ninguém mais quer ser contrariado, principalmente se isso for em algo público, especificamente no caso uma rede social...

    ResponderExcluir